CIDADELA


Sinopse

"Não foram poucas as vezes em que vi a piedade enganar-se"

Até onde você iria para conseguir a piedade de alguém?
Até onde você iria por pena de alguém?
Cidadela passeia entre esses dois polos, criando um jogo entre a necessidade de pedir e a necessidade de dar, num esquema de retro- alimentação, enredando ações, espaços e tempos em círculos viciosos.
Dramaturgicamente, usamos as quatro estações para situar e ritmar essa dança-teatro-butoh-performance em respeito a nossa linha filosófica de liberdade pós- contemporânea, acompanhada pela música improvisada seguindo as nuances das passagens do tempo- espaço da cena.
Coreografar é escrever com o coro/público ( koreuon grafein, coreo/grafia). Performance é a execução pública desta escritura. A d´Improvizzo Gang re-escreve junto com o público apenas o primeiro parágrafo da primeira página de Citadelle, último livro do Saint-Exupéry. Nosso Cidadela grava um duplo texto: a inscrição das posições sociais nos corpos das pessoas, e o texto forte, poético e filosófico sobre as relações humanas de Saint-Exupéry em Citadelle . Coreografar Saint-Éxupéry é repensar com nosso público/coro as imagens que a sociedade grafa, risca , inscreve por sobre corpos que se querem mutilados.
Do tribal ao contemporâneo, os homens escrevem sua identidade própria sobre seus corpos. O texto de Saint-Éxupéry nos solicita a fazer uma inscrição de negatividade: a do corpo que se anula  em auto-piedade, dos corpos que buscam reconhecimento pela sua exposição negativa, pela miserabilidade, auto-comiseração, misericórdia e um sem número de outras pedras com  que construímos erradamente  as nossas defesas humanas, nossas cidadelas.
Saint-Exupéry em Citadelle  fez uma re-escritura de Assim falou Zaratustra de Nietzsche, Pink Floyd fez a primeira  versão performática de  Cidadela  em The Wall.
 Nós seguimos a mesma trilha performática.

A trilha musical é composta de papel jornal, sacos plásticos & viola, violão ou/ e violino, com a participação especial de músicos convidados, como Daniel Albuquerque, Daniel Matos e Felipe Vianna. 



ONDE SE DEU ISSO


A estréia de Cidadela foi em 2005, em Metz, na França, pelo Faux Mouvement, na  programação de l´Année du Brésil en France.
Logo depois, nas Galléries EOF, em Paris, dentro do evento Açucar Invertido.
Aqui no Brasil, foi feita no Hall do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, no Centro de Convenções da UFPE e no Teatro Milton Baccarelli  & no  The Pulp Fiction Project e no Teatro Hermilo Borba Filho.

Ficha Técnica
Texto:                                                                          Antoine de Saint- Exupéry
Adaptação e Coreografia:                             Paulo Michelotto e Pollyanna Monteiro
Performer:                                                               Pollyanna Monteiro
Composição e execução musical:           Músico convidado, Paulo Michelotto,
Pollyanna Monteiro &  Público
Figurino e maquiagem:                             Pollyanna Monteiro
Cenografia:                                                 Paulo Michelotto
Iluminação:                                                             Cleison Ramos
Fotografia:                                                               ©Cláudyo Motta & © Fabiana Alexandre
Tempo:                                                                        40’
Produção:                     Cia de Teatro e Dança Pós- Contemporânea d'Improvizzo Gang®





Tradução